O que é georreferência?
Quando criamos um mapa, é necessário ter o que chamamos de Georreferência, que são coordenadas, latitude e longitude. Com essa informação é possível apontar o local exato em um mapa. Para termos essa informação no BIMachine, precisamos criar uma estrutura para poder gerar mapas. Essa estrutura deve definir o Tipo de Dimensão, a Georreferência.
Criando uma consulta georreferenciada
Podemos realizar a consulta de 3 maneiras: Pelo Endereço, apenas pelo CEP, ou por Latitude e Longitude.
Para a criação da consulta por meio do endereço, você precisa de um campo com os locais separado por vírgulas, caso não tenha alguma dessas localidades, não poderemos garantir a precisão no mapa.
Ex.: “País” , “Estado”, “Cidade”, “Bairro”, “Rua” , “Número” , “CEP” (sendo o CEP opcional)
Observação: pedimos todos esses, pois se faltar alguma dessas informações o ponto pode ficar mais longe do que você deseja.
Ex.: se não tiver país e um bairro ou cidade, o ponto pode ser posicionado em outro país.
Ex.: se não tiver país e um bairro ou cidade, o ponto pode ser posicionado em outro país.
Caso não seja localizado com esses parâmetros exigidos devemos utilizar Latitude e Longitude
Ex.: “-29.4644694,-51.9673071”
E ainda, podemos criar consultas por meio do CEP do local desejado. Basta que algum campo que tenha somente o CEP em formato “92345-000” ou “92345000” seja adicionado.
NOTA: Apenas CEPs brasileiros funcionam.
Quando finalizar a criação/edição da estrutura com a Georreferência, o BIMachine efetuará duas cargas: carga de dados e a carga da Georreferência.
Para saber se tudo ocorreu de maneira correta e também saber como é esta coordenada, clique no botão destacado abaixo, onde devem aparecer valores como “-29.4644694,-51.9673071”.
Caso tenha ficado algo como “0,0” ou “null,null” é sinal de que ocorreu algum erro nas cargas, portanto, verifique como você montou a localização para a Georreferência acessando as configurações da estrutura.
Se você verificar que não há erros nos passos anteriores e persistir o erro, entre em contato com a BIMachine, que nossa equipe de suporte terá prazer em lhe ajudar.
Obs: Para o correto uso dos pontos de georreferências é necessário que o endereço cadastrado na estrutura esteja com o nome completo do estado ao qual se refere. Por exemplo: Ao invés de considerar UF = RS, você deve colocar o nome completo do estado: “rio grande do sul”.