O que é Georreferência?
Quando criamos um mapa, é necessário definir uma Georreferência, ou seja, coordenadas geográficas (latitude e longitude) que indicam a localização exata de um ponto no mapa. No BIMachine, para gerar mapas com precisão, é necessário configurar uma estrutura específica que defina a Georreferência como um Tipo de Dimensão.
Como criar uma consulta georreferenciada
A consulta pode ser realizada de três maneiras:
- Por Endereço
- Por CEP
- Por Latitude e Longitude
Consulta por Endereço
Para garantir a melhor precisão no mapa, o ideal é utilizar o padrão de endereço mais completo possível, contendo:
- País (nome completo, sem abreviações)
- Estado (nome completo, sem abreviações)
- Cidade
- Bairro
- Rua
- Número
- CEP (opcional, mas recomendado)
Formato esperado: “Brasil”, “Rio Grande do Sul”, “Porto Alegre”, “Centro”, “Rua Exemplo”, “123”, “90000-000”
Esse formato normalmente é o mais otimizado para garantir a localização precisa, mas em alguns casos, a ordem pode variar e ainda assim retornar o endereço correto. Recomendamos que sejam testadas outras combinações de formato de endereço caso o formato acima não esteja retornando corretamente as georreferencias.
Atenção: O país e estado deve ser cadastrado com o nome completo, e não com a sigla. Por exemplo, ao invés de “RS”, utilize “Rio Grande do Sul” para garantir o correto funcionamento da georreferência.
Importante: Quanto mais completo o endereço, mais preciso será o posicionamento no mapa. Se informações essenciais como país ou cidade estiverem ausentes, o ponto pode ser localizado incorretamente, até mesmo em outro país.
Caso o sistema receba apenas “Cidade”, “Rua” e “Número”, a precisão será menor, mas ainda poderá localizar o ponto no mapa.
Consulta por CEP
Também é possível realizar a consulta apenas pelo CEP. Para isso, o campo deve conter exclusivamente o código postal no formato: 92345-000 ou 92345000
Atenção: Apenas CEPs brasileiros são suportados.
Consulta por Latitude e Longitude
Se não for possível localizar o ponto pelo endereço ou cep, a melhor alternativa é fornecer as coordenadas exatas de latitude e longitude. Exemplo: -29.4644694,-51.9673071
Essa opção garante o posicionamento mais preciso possível, independentemente do formato do endereço.
Como validar a Georreferência?
Após criar ou editar a estrutura com a Georreferência, o BIMachine realizará duas etapas:
- Carga de dados
- Carga da Georreferência
Para verificar se a geolocalização foi gerada corretamente e visualizar as coordenadas resultantes, clique no botão destacado na imagem abaixo diretamente pelo objeto. Se a configuração estiver correta, serão exibidos valores como: -29.4644694,-51.9673071

Caso tenha ficado algo como “0,0” ou “null,null” é sinal de que ocorreu algum erro nas cargas, portanto, verifique como você montou a localização para a Georreferência acessando as configurações da estrutura. Saiba mais sobre ajustes na georreferência em estruturas clicando aqui.

Com essas informações bem configuradas, seus mapas no BIMachine terão precisão e confiabilidade para análise geográfica.
Se você verificar que não há erros nos passos anteriores e persistir algum erro, entre em contato com a BIMachine, que nossa equipe de suporte terá prazer em lhe ajudar.